Florianópolis tem primeiro uso de etiquetas eletrônicas coloridas no Brasil

Uma das preocupações mais comuns para o consumidor quando está fazendo suas compras é: “este produto está em promoção? Estou levando o produto que desejo pelo preço certo? ”. Para essas questões não preocuparem o cliente e garantir uma experiência de compra positiva, a loja precisa ter certeza de que todos os seus produtos estão etiquetados corretamente, além de garantir que as etiquetas estão visíveis, em bom estado, expondo os preços promocionais corretamente.

Como o varejo é um dos setores mais inovadores da economia brasileira, sempre à procura de ferramentas e métodos novos que possam tornar a experiência de compra de seus clientes mais transparente e agradável, hoje os lojistas já têm uma solução para esse dilema. De olhos nas tendências do varejo, a Rede de Supermercados Imperatriz, rede com 17 supermercados, 8 restaurantes e um centro de distribuição localizados na cidade de Palhoça em Santa Catarina. Para acompanhar os avanços tecnológicos atuais, a rede decidiu trocar o tipo de equipamento usado – antes utilizavam etiquetas eletrônicas de preço com tela de cristal líquido – agora construíram um projeto de Etiquetas Eletrônicas híbridas com a Seal: o Imperatriz trocou as etiquetas de cristal líquido por etiquetas eletrônicas e-paper da Sansung comercializadas pela Seal, mesclando etiquetas eletrônicas monocromáticas e etiquetas eletrônicas coloridas, todas e-paper, passando a ser a primeira loja a utilizar etiquetas eletrônicas de preços coloridas no Brasil. Devido ao sucesso da nova solução, o Imperatriz já estuda implantar o projeto em outras lojas da rede.

Segundo o diretor de TI da Imperatriz, Alexandre Angelo, um dos motivos da troca de tecnologia foi pelo alto custo e grande fragilidade das etiquetas de cristal líquido. Com o decorrer do novo projeto implementado pela Seal, o Gerente percebeu que além da economia que teria ao utilizar etiquetas eletrônicas mais resistentes – o índice de quebra que antes era de 15% passou para 2% com a nova tecnologia – a operação do supermercado passaria a trabalhar com muito mais controle e assertividade. Além disso, ao implementar as etiquetas eletrônicas coloridas da Seal, a equipe de marketing passou a ter uma nova ferramenta de promoção: possibilidade de mostrar até três tipos de preços na tela da etiqueta, logotipo da marca e ações personalizadas com cor. “Particularmente fiquei muito impactado com a nova ferramenta devido ao número de possibilidades que dá para a gestão de preços bem como para a equipe de marketing, diminuindo o número de erros de preços, aumentando a visibilidade e confiança de nossos clientes e melhorando a operação de precificação como um todo”, comenta Alexandre.

Para Alexandre, esses resultados são possíveis devido a tecnologia que envolve esse tipo de aplicação: diferente da etiqueta eletrônica de cristal líquido, que é atualizada via ERP, as etiquetas eletrônicas de preço da Seal possuem um sistema bidirecional, que consegue estabelecer um “diálogo” entre o servidor e a etiqueta, podendo dessa forma atualizar os preços, informar possíveis falhas de atualização de preços e indicar qual o preço está sendo utilizado naquele exato momento ao ERP, garantindo controle e assertividade na estratégia de precificação. Como as etiquetas “perguntam” o preço a cada 10 minutos para o sistema, o lojista tem a garantia de que o preço em sua etiqueta será sempre o mesmo preço de seu sistema e seu checkout.

Os ganhos qualitativos depois que a Imperatriz trocou de solução foram muitos, como a melhor visibilidade dos preços nas etiquetas por seus clientes e a possibilidade de disponibilizar preços promocionais na própria etiqueta eletrônica, destacando os valores em cores. Segundo Alexandre, hoje o supermercado usa esse tipo de etiqueta para as promoções, mostrando o preço normal, o preço da promoção e o preço referência, que é obrigatório por lei. Além disso, a cor vermelha da etiqueta ajuda no branding da rede, que tem no vermelho sua cor de mercado. Todas essas novas implementações representaram uma nova forma de processo em que a excelência da operação de gestão de preços se torna realidade.

Hoje a Imperatriz está seguindo para a utilização de soluções de ponta, olhando para a frente sem deixar de preservar os valores do passado. Visando sempre a melhor experiência para o cliente em suas lojas, a Imperatriz já tem planos para expandir as etiquetas eletrônicas de preço e-paper coloridas da Seal para outras lojas da rede.

 

Redação Connect Media / Susy Zocolaro

smile Se curtiu a leitura, compartilhe com os amigos e curta também nossa página no Facebook

Publicado em: 07/03/2017
Faça um Comentário
Nome Comentário
E-mail