Concurso Ideias de Negócios - Junior Achievement e Linx divulgam finalistas
Concurso Ideias de Negócios - Junior Achievement e Linx divulgam finalistas

A Junior Achievement e a Linx divulgaram as 5 equipes finalistas do Concurso Ideias de Negócios, competição nacional patrocinada pela empresa. São elas:

  • EQUIPE AGILIDADE – MG - Aplicativo para a redução das tão temidas filas de supermercado.
  • EQUIPE BUDGET ME – RN - Marketplace que conecta compradores com depósitos e lojas de materiais de construção.
  • EQUIPE CANGUROO – RS - Plataforma colaborativa para compras de supermercado.
  • EQUIPE MONSEC – PR - Aplicativo de comparação de preços de postos de combustível.
  • EQUIPE NA MEDIDA – PR - Plataforma que facilita o encontro das roupas para o cliente.

O Concurso Ideias de Negócios é uma iniciativa da JUNIOR ACHIEVEMENT BRASIL e da Linx. É uma competição online na qual estudantes desenvolvem projetos que visam a concepção de novos negócios com foco em soluções de diferentes problemas da sociedade.

Ainda que o Concurso não tenha restrição por segmento de negócios, uma problemática inspiradora proposta para a geração de ideias foi: “Como transformar o momento de compra em uma experiência memorável para o cliente e mais rentável para o varejista?”.

No dia 27 de novembro, a partir das 13h30, o grupo de jurados formado pelo board da Linx assistirá ao pitch dos cinco finalistas e decidirá qual a melhor equipe do Brasil.

 O que os jurados vão avaliar?

  • Se a ideia resolve um problema real.
  • Se a solução encontrada é boa.
  • Se a ideia tem potencial para ganhar dinheiro e se é escalável.
  • Se o modelo de negócio tem coerência
  • Se a equipe estudou o mercado e entende profundamente sua ideia.

 A equipe campeã receberá a oportunidade de participar de um evento nacional sobre inovação e tecnologia, com o intuito de levar a sua ideia adiante e transformá-la num possível negócio.

O site oficial da competição é o www.minhaideiadenegocio.org.br

Etapas do Projeto - A primeira etapa teve como foco a atualização do Miniempresa e é baseada em quatro temas fundamentais: modelagem de negócio, a fim de fornecer ferramenta para estruturá-lo; concepção do produto, para direcionar o foco para a necessidade do usuário, agregação de valor do produto no mercado, para abordar a criação de diferenciais para ser competitivo, e sistema de gestão, para proporcionar o desenvolvimento da habilidade de análise e tomada de decisão a partir de indicadores do negócio.

"É um programa consolidado e que forma milhares de jovens todos os anos. O nosso desafio foi atualizar os conceitos de empreendedorismo e as ferramentas de aprendizado para um modelo mais contemporâneo de se empreender. Desta forma, podemos interagir com os adolescentes e prepará-los para a realidade do universo empreendedor", explica Wilma Resende Araujo Santos, Diretora Superintendente da Junior Achievement Brasil.

O Concurso de Plano de Negócios, que compreende a segunda etapa do programa, é uma competição nacional, através da qual estudantes desenvolveram uma ideia de negócio voltado à tecnologia que foi avaliada por jurados do mundo empreendedor.

A terceira etapa propôs a formação da Conexa, comunidade virtual dedicada aos alunos que passam pelo programa e integram o Nexa (Núcleo de Ex-Achievers). "A rede social pretende criar e estabelecer uma conexão contínua com os alunos. Acreditamos que a troca de experiências vai criar uma ambiência empreendedora", afirma Wilma. Por ano, são formados 15 mil alunos e cerca de 2 mil permanecem em contato com a Junior Achievement, através do Nexa.

Com a Conexa, os jovens permanecerão interligados e terão acesso a oportunidades de empreendedorismo. Esta plataforma também oferecerá conteúdo educacional de empreendedorismo, orientação para criação de empresas e startups, e o acompanhamento do aluno no acesso ao mercado de trabalho.

 

Sobre a Parceria Junior Achievement e Linx - A Linx, líder em software de gestão para o varejo, e a Junior Achievement, firmaram parceria para reformulação e modernização do Programa Miniempresa. Considerado o "carro-chefe" da organização, o Miniempresa está sendo aplicado em escolas públicas do País com o uso de uma ferramenta digital de gestão. O projeto também prevê o lançamento de uma comunidade virtual para os estudantes atuais do Programa e ex-alunos, o Conexa.

A Linx é a financiadora exclusiva do projeto, cuja nova versão será aplicada, até o final de 2016, em 17 turmas e beneficiará, aproximadamente, 400 jovens de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais. A Junior Achievement treinou voluntários da Linx para orientarem os alunos das escolas públicas do ensino médio técnico, priorizando a troca de ideias entre eles para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

"Com esta parceria, estamos totalmente alinhados com o nosso valor do empreendedorismo e de desenvolvimento de pessoas, pretendemos também contribuir para a formação de futuros novos talentos do Brasil. Ofereceremos toda tecnologia e apoio para o desenvolvimento de um programa tradicional e reconhecido internacionalmente", afirma Flávio Menezes, diretor de Marketing e RH da Linx.

 

Redação Connect Media / Susy Zocolaro

Publicado em: 24/11/2015
Faça um Comentário
Nome Comentário
E-mail